domingo, 10 de outubro de 2010

8º Encontro de Arqueologia do Algarve - Programa



aqui anteriormente noticiámos a participação do Projecto ESTELA no próximo Encontro de Arqueologia do Algarve – Arqueologia e as outras ciências, em Silves entre os dias 21 e 23 de Outubro, com a apresentação de um poster (ver programa).

O poster a ser apresentado traz a público os resultados preliminares realizados sobre os restos osteológicos da Necrópole da Atafona, conforme Resumo:


Necrópole da Atafona actualmente


Os Restos Humanos Cremados da Necrópole da Atafona (Almodôvar): Resultados Preliminares (David Gonçalves, Pedro Barros, Samuel Melro)

A escavação da necrópole do Monte da Atafona (CNS 10508), a par do respectivo povoado, realizou-se na década de 70, no âmbito do estudo da “Civilização Proto-histórica do Sul de Portugal” elaborado por Caetano Beirão, mas apenas foi sumariamente publicada na década de 90 por Mário Varela Gomes.

Inserida por Virgílio Correia na etapa final da arquitectura funerária da Idade do Ferro, do tipo de estruturas em "π" (pi), datada entre o século IV e o III a.C., é composta pelo que parecem ser quatro tumulações particularmente ricas, que no seu todo continham uma crátera em sino, pintada com bandas, "queimadores", arrecadas em ouro, copos, tigelas, vasos, cossoiros, uma faca, entre outros objectos. Neste local foi ainda intervencionada uma sepultura de época romana que, segundo Caetano Beirão, será posterior ao século II d.C..

Após um exaustivo levantamento documental e bibliográfico, bem como a localização da colecção de materiais arqueológicos, que se encontra dividida entre três locais distintos, no âmbito do estudo integral desta colecção apresenta-se agora o estudo antropológico dos conjuntos osteológicos.

Os restos humanos da Necrópole da Atafona foram todos alvo de processos de cremação e foram recolhidos em dois contextos distintos. O primeiro refere-se a enterramentos de carácter funerário nos quais se procedeu à deposição de ossos calcinados em urnas cerâmicas. O segundo contexto é composto por depósitos de cinzas e esquírolas de osso calcinado que aparentemente não constituem sepulturas. A análise de cada um dos
conjuntos de ossos associados a urnas resultou na estimativa de um mínimo de 8 indivíduos sepultados na necrópole.

A análise antropológica dos restos humanos da Necrópole da Atafona vem contribuir para um conhecimento mais aprofundado das práticas funerárias adoptadas pelas populações da Idade do Ferro no Sudoeste da Península Ibérica.


Sem comentários:

Enviar um comentário