terça-feira, 5 de julho de 2011

Necrópole da Abóbada: 2ª campanha de escavação

No âmbito do Projecto Estela, um dos trabalhos planeados para o Verão de 2011 é a continuação da intervenção na Necrópole da Abóbada, no concelho de Almodôvar.


Com o apoio logístico da Câmara Municipal de Almodôvar e com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os trabalhos da 2ª campanha de escavação irão decorrer até ao final de Julho. Na mesma altura decorrem os trabalhos no povoado das Mesas do Castelinho sob coordenação dos Prof. Dr. Carlos Fabião e Amílcar Guerra (UNIARQ).

Numa lógica de quase continuidade com os pressupostos enunciados na 1ª campanha, os objectivos genéricos prosseguem, nomeadamente a caracterização do sítio arqueológico, o esclarecimento do contexto de origem da estela I e contribuir para o conhecimento das realidades funerárias da Idade do Ferro

De forma mais específica para esta campanha, existe o objectivo de concluir a escavação da Estrutura Tumular 2, finalizar a área Sul e avaliar a escavação da área Este.

Os trabalhos dirigidos pelos arqueólogos Samuel Melro e Pedro Barros e directamente assistidos no terreno pelo antropólogo David Gonçalves, cuja área de especialização resulta precisamente neste tipo de realidades.

Podem ser feitas marcações para visitas acompanhadas ao sítio e às escavações, da parte da manhã de 2ª a Sábado, através dos números: 964007086 e 962736461.

Sem comentários:

Enviar um comentário