segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conferência “A investigação sobre a escrita do Sudoeste no concelho de Loulé”

 
Conforme foi aqui noticiado, no âmbito do ciclo de conferências “Antiguidade em Loulé”, promovido pelo Arquivo Municipal de Loulé foi apresentada no dia 13 de Abril a conferência com o título: “A investigação sobre a escrita do Sudoeste no concelho de Loulé”.
 
 
Junto apresenta-se o respectivo resumo:
 
"O primeiro fragmento de uma estela com escrita do Sudoeste do concelho de Loulé foi encontrado em 1897. Mais de uma centena de anos depois, a identificação destes monumentos epigráficos deve-se ao precioso contributo de inúmeros louletanos, investigadores e apaixonados pela arqueologia, como o Prior de Salir, José Rosa Madeira, José Viegas Gregório, Isilda Martins e Victor Borges.
 
A eles se juntam ainda inúmeros outros investigadores como Ataíde de Oliveira, José Leite de Vasconcelos, Manuel Gómez de Sosa, Caetano de Mello Beirão, que contribuíram para a identificação de dezassete estelas repartidas pelos conjuntos de Benafim/ Salir e do Ameixial e para a investigação daquela que é a mais antiga escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa.
 
Ainda por decifrar, a escrita do Sudoeste é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, um dos mistérios e um dos maiores tesouros da arqueologia europeia. Uma imagem de marca desta serra como símbolo privilegiado da herança histórica de Loulé e desse território entre o Algarve e o Baixo Alentejo".
 
 
Gostaríamos ainda de agradecer à Câmara Municipal de Loulé e em especial à equipa do Arquivo Municipal que nos dirigiu o convite, nas pessoas de Susana Brás, Nelson Vaquinhas, Rita Moreira e Luísa Martins. Bem como à atenciosa presença de Isilda Martins que colaborou no debate sobre estes temas e os investigadores envolvidos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário