terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inauguração da exposição “Quem nos escreve desde a Serra” no Ameixial



O terceiro e último dos lugares a receber a exposição de rua itinerante “Quem nos escreve desde a Serra” em 2013, dedicada às estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro na serra do Algarve, foi no Ameixial no dia 12 de Julho.


 
Dividida pela via principal da Aldeia, a EN2 que liga Faro a Chaves, antes da inauguração sentiu-se que os objectivos da exposição tinham sido atingidos: alguém lia pausadamente painel por painel, palavra por palavra, figura por figura, a mensagem que queríamos contar (incluindo mesmo legendas e medidas das peças).


 
 
 
A inauguração da exposição contou ainda com uma visita guiada à exposição e uma festa organizada pela população da Aldeia.

 
 
A visita culminou com a apresentação pública da réplica da estela com escrita do Sudoeste de Corte Pinheiro que agora integra a sala da Junta de Freguesia do Ameixial.

 
 
A exposição faz parte de uma colaboração da Câmara Municipal de Loulé com o Projeto ESTELA e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir, do Museu Municipal de Faro, da Direção Geral do Património Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário