quinta-feira, 29 de maio de 2014

As caminhadas temáticas ligadas à “escrita do Sudoeste”


Algumas das actividades realizadas no 2º Festival de Caminhadas do Algarve onde o Projecto Estela participou activamente, foram duas das caminhadas temáticas, a primeira em colaboração com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e a outra a visita dedicada à “escrita do Sudoeste”. 


 

A visita da LPN que contou com uma grande reportagem fotográfica, realizou-se no percurso de Corte d’Ouro. Os cerca de 10km foram precorridos por 14 pessoas, tendo havido uma especial atenção para o património natural existente nos verdejantes e floridos campos dos montes e vales da serra, ao património humano em conversas com quem vinha da faina e para o património cultural. 


 
 
Neste último, visitaram-se a fonte do Pé Corço, a alminha, a Azenha do Pizão, os palheiros tradicionais da aldeia e a Anta do Beringel. Este monumento megalítico encontra-se num pequeno esporão e terá sido saqueada. Pelas suas características é interpretada por alguns arqueólogos como sendo um possível tholos, onde ainda se vêm os esteios que delimitam a câmara e o corredor orientado a Este. Aqui, segundo informação oral, foram encontradas placas de xisto decoradas e cerâmicas.
 

Tal como no ano anterior, no último dia do Festival, foi realizada a caminhada dedicada à “escrita do Sudoeste”. Nesta, cerca de 20 pessoas de todas as ideias percorreram os pouco mais de 7km, ao longo da ribeira do Vascanito, para visitar três dos sítios arqueológicos conhecidos na região relacionados com a escrita do Sudoeste: Corte Pinheiro, Várzea dos Mendes e Vale dos Vermelhos.

 
Durante esta caminhada foram dadas informações sobre aqueles sítios e a história da sua identificação, mas também sobre a escrita do Sudoeste, a Idade do Ferro, nomeadamente como viviam estas comunidades e quais os seus ritos funerários, e ainda se comentou como se identifica um sítio arqueológico e quais as características que estes revelam para se distinguirem na paisagem.

 
Assim, a necrópole de Corte Pinheiro foi onde se identificou a última estela com escrita do Sudoeste do concelho de Loulé. Esta encontrava-se entre a linha de água e a área do que se julga ser a necrópole, pois aí se encontra uma grande concentração de pedras, de xisto e quartzos, espalhadas em mais de 300m2.

 
Já o sítio da Várzea do Mendes, num meandro da ribeira, revela uma ocupação romana, uma medieval/ moderna possivelmente habitacional e uma outra zona onde foi recolhida uma estela com escrita do Sudoeste e alguns materiais da Idade do Ferro podendo estes vestígios também estarem associados a uma necrópole.

 
Por fim, a necrópole do Monte ou Vale dos Vermelhos que se encontra na extremidade da várzea do Vale dos Vermelhos sobre a Ribeira do Vascanito, é percetível pela grande dispersão de pedras e por alguns eixos ortogonais que definem sepulturas quadrangulares.

 
A beleza daquele vale é ainda hoje uma imagem sempre reconfortante de se ver, para cedo regressar.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário