sábado, 17 de maio de 2014

Inauguração da exposição e lançamento do Roteiro sobre Frei Manuel do Cenáculo




No próximo domingo 18 de Maio, pelas 16h00, no Dia Internacional dos Museus, o Museu Nacional de Arqueologia (Direcção Geral do Património Cultural) em parceria com o Museu de Sines (Câmara Municipal de Sines), inauguram a exposição evocativa de “Frei Manuel Do Cenáculo: o criador do primeiro museu português no bicentenário da sua morte”.
 

Por esta ocasião será também lançado o “Roteiro de Frei Manuel do Cenáculo”, promovido por aquelas entidades juntamente com o Turismo do Alentejo e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
 

Como referido por ocasião de outro evento evocativo destas comemorações, o colóquio "A Herança de Frei Manuel do Cenáculo, 200 Anos Depois: Perspetivas de Futuro", esta brilhante figura do Iluminismo português procedeu à primeira relação e ilustração de um conjunto de estelas com escrita do Sudoeste em Portugal.
 

Na exposição iremos ver alguns dos desenhos do Álbum Lápides do Museo Sesinando Cenaculano Pacence e no Roteiro constam alguns dos locais onde se podem ver estelas com escrita do Sudoeste, como o Museu da escrita do Sudoeste de Almodôvar e outros onde Frei Manuel do Cenáculo realizou trabalhos.
 

Nas cerimónias está ainda previsto um momento musical dedicado a modinhas de finais do século XVIII, protagonizado pela Escola de Artes de Sines.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário