sábado, 7 de junho de 2014

A escrita do Sudoeste e o Turismo Criativo

 
Nos dias 13 e 14 de Junho vai-se realizar em Loulé a iniciativa Turismo Criativo. Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a ProActiveTur, haverá palestras, workshops, experiências criativas e conversas em torno da designada “nova geração de turismo”. Pretende-se assim que haja uma participação activa na cultura, nas tradições, no modo de vida local e incorporando a identidade dos lugares.
 
A escrita do Sudoeste estará presente numa oficina de serigrafia intitulada "Elementos gráficos da escrita do Sudoeste", onde depois de uma breve visita de interpretação às estelas com a escrita do Sudoeste que se encontram no Museu Municipal de Loulé segue-se um atelier de serigrafia com Miguel Cheta. Esta actividade realiza-se no dia 14 de Junho, entre as 10h e as 12h30, começando no Museu e depois continua no espaço onde artista desenvolve o se trabalho. 
 
Neste período há ainda outras demonstrações de experiências criativas (ver programa completo), oficinas: de pasta de amêndoa, de brinquedos tradicionais em cana e de retrosaria, um roteiro com um workshop fotográfico, um passeio com o amola-tesouras e termina com uma refeição resultado da oficina de confeção de papas de milho entre todos os participantes.
 
A abertura da iniciativa é feita com a palestra “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”, por Caroline Couret (Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”) que se realiza no dia 13 de Junho pelas 21h, no edifício Engenheiro Duarte Pacheco (frente à Câmara Municipal), seguida de um debate e troca de ideias.
 
A participação nestas actividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia num formulário online, uma iniciativa que conta com o envolvimento de vários agentes locais, incluindo lojas, empresas, comerciantes, artistas, artesãos, instituições culturais, entre outros.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário