terça-feira, 17 de junho de 2014

Conferência sobre as práticas funerárias durante a Idade do Ferro




Na próxima 6ª feira, dia 20 de Junho, pelas 18h no Museu Nacional de Arqueologia será apresentada a conferência: “Entre túmulos e covachos, as práticas funerárias durante a Idade do Ferro nas necrópoles da Atafona e da Abóbada (Almodôvar)”, da autoria de Samuel Melro (Projeto Estela; DRCALEN), Pedro Barros (Projecto Estela; DGPC) e David Gonçalves (Projecto Estela; CIAS; LARC/ CIBIO/ InBIO). 

Junto apresenta-se o respectivo resumo:
No decorrer da sua investigação, focada na sistematização da informação sobre a escrita do Sudoeste, o Projecto ESTELA tem contribuído de forma relevante para um melhor conhecimento das populações da Idade do Ferro do sudoeste peninsular. Exemplo disso é o retrato, ainda em construção, das suas práticas funerárias. A presente comunicação tem como objectivos apresentar os resultados obtidos da escavação e análise dos achados descobertos nas necrópoles da Abóbada e da Atafona (Almodôvar), assim como discutir as suas implicações para o nosso conceito da diversidade das práticas funerárias destas populações. 

Estas necrópoles já tinham sido alvo de divulgação científica, a da Atafona no “8º Encontro de Arqueologia do Algarve: a arqueologia e as outras ciências” e a da Abóboda no VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste. 

A conferência realiza-se no âmbito do Ciclo de Conferências no Museu Nacional de Arqueologia, intitulado: “Arqueologia e Antropologia… Territórios de Fronteira” que já vai na sua 19ª edição e é organizada pelo Grupo de Estudos em Evolução Humana da Universidade de Coimbra, pelo Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve e pelo Museu Nacional de Arqueologia da Direcção-Geral do Património Cultural. 

Neste mesmo dia será previamente apresentada a comunicação: "A terra sigillata de uma villa algarvia: o caso do Vale da Arrancada (Portimão)", da autoria de Catarina Viegas (UNIARQ/FL-UL).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário