sábado, 28 de março de 2015

Workshop de serigrafia inspirado na "escrita do Sudoeste"


Nos dias 11 e 12 de Abril vai realizar-se em Loulé um workshop intitulado Serigrafia com a "escrita do Sudoeste", no âmbito do projecto Loulé Criativo, organizado pela Câmara Municipal de Loulé, a Creative Tourism Network” e a ProActiveTur. Este curso de curta duração será conduzido pelo facilitador Miguel Cheta que trabalha em artes plásticas e design.
 

Assim, tal como ocorreu em 2014, a “misteriosa escrita do Sudoeste, aquela que é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa, é o motivo para um fim-de-semana de criações recorrendo à técnica da serigrafia.”
 

Conforme é descrito no programa, o “processo serigráfico consiste em utilizar uma tela que transfere a imagem colorida para o tecido ou papel.” E este “workshop irá desenvolver todas as fases de produção, desde o projeto, à elaboração dos fotolitos e à abertura dos quadros, terminando na impressão.” No final, cada participante levará “uma t-shirt e as impressões em papel criadas por si.”
 

Depois de uma breve visita às estelas com a escrita do Sudoeste que se encontram no Museu Municipal de Loulé, o Estúdio Inbetween vai ser o “espaço onde se irão realizar as atividades”, um “lugar de partilha e de convívio” durante estes dias.
 

Os lugares são limitados atendendo ao espaço e as inscrições podem realizar-se até 3 de Abril. Este workshop deverá repetir-se nos dias 17 e 18 de Outubro de 2015.
 

O Turismo Criativo é considerado como a “nova geração de turismo”, pretende que haja uma participação activa na cultura, nas tradições, no modo de vida local, incorporando a identidade dos lugares, mas também interagindo com as pessoas que aí residem. Este tipo de turismo está a crescer significativamente pelo mundo inteiro.
 

A Autarquia de Loulé que se encontra a desenvolver este Projecto de Turismo Criativo, apresenta um programa diversificado ligado ao artesanato, artes, ritmo, gastronomia e património, e é promovido em parceria com agentes locais: empreendedores, artesãos, empresas e artistas.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário