segunda-feira, 31 de agosto de 2015

As actividades do Dia da Arqueologia no Museu Nacional de Arqueologia



No dia 24 de Julho celebrou-se o Dia de Arqueologia no Museu Nacional de Arqueologia com várias atividades desenvolvidas em colaboração entre o Projecto ESTELA, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o projeto europeu EMEE – EuroVision: Museums Exhibiting Europe.
 

Conforme referido anteriormente, esta celebração integra as comemorações internacionais, onde se pretende revelar o trabalho realizado em arqueologia e o dia-a-dia da profissão de arqueólogo, contribuindo para que o público compreenda melhor a relevância e importância desta ciência nos dias de hoje, na sua importância para proteger o nosso passado e na construção de conhecimento para o nosso futuro.
 

O trabalho de um arqueólogo é um longo processo, que não se esgota na investigação em gabinete e no campo, na recuperação, inventariação e estudo de artefactos. Há que também dar a conhecer esses objetos ao público, para que este valorize e entenda o seu passado, através de exposições e outras atividades.
 

Assim, para além da divulgação internacional sobre o Museu Nacional de Arqueologia no site do “Day of Archaeology”, foram realizadas algumas actividades que passaram por os visitantes conhecerem melhor a escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro através de visitas guiadas à exposição “Quem nos escreve desde a Serra” e à “Exposição evocativa de A I Idade do Ferro no Sul de Portugal: Epigrafia e Cultura – 35 anos 1980-2015”.

 
 
Paralelamente, todos os presentes (visitantes, funcionários do museu e investigadores) foram também convidados a participar na atividade “Descodifique o seu nome”, onde tiveram a possibilidade de “experimentar” os referidos signos de escrita.

 
 

Houve ainda lugar à apresentação das soluções digitais desenvolvidas para as duas exposições referidas e que permitem aos visitantes explorar os seus conteúdos de modo mais envolvente e interativo.

 

Agradecemos algumas das imagens gentilmente cedidas pela equipa do Museu Nacional de Arqueologia e pelo Projeto EuroVision.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário