sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A escrita do Sudoeste na Ciência à Conversa



 

Dia 1 de Novembro, pelas 15h, vai-se realizar a conferência “Entre o mar e a planície: descobrir a escrita do Sudoeste” no Centro de Ciência Viva de Lagos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gil Eanes.
 

Inserida no ciclo Ciência à Conversa, vai-se falar sobre a escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, ver onde encontrar os vestígios da escrita mais antiga da Península Ibérica e saber mais sobre uma escrita com mais de 2500 anos, de inspiração fenícia, cuja leitura dos signos é ainda hoje indecifrável.
 

Para além desta conversa haverá o desafio de escrever numa placa de xisto o nosso nome ou qualquer outra palavra, usando os signos equivalentes da escrita do Sudoeste.
 

Estas actividades vêm no seguimento da colaboração existente com o Projecto internacional Erasmus+ "Through old letter to new friendship", implementado por parceiros da Croácia, Portugal, Roménia, Polónia e Turquia, relativo a antigas escritas enquanto Património Cultural e fomentando não só a troca mútua de informações históricas mas também a expansão da amizade e de novos conhecimentos de alunos, pais e funcionários das escolas e dos parceiros do Projecto.
 

A escrita do Sudoeste está ligada ao concelho de Lagos porque em Fonte Velha de Bensafrim, há mais de um século atrás, foi escavada uma das primeiras necrópoles da Idade do Ferro, onde se encontraram pistas que nos levam até ao interior serrano - entre o Algarve e o Baixo Alentejo - onde se concentram os vestígios da escrita do Sudoeste entre populações que aí viveram durante a Idade do Ferro.
 

 

1 comentário:

  1. Que descoberta maravilhosa, continuem a revelar-nos os legados do nosso passado coletivo, Parabéns!!!

    ResponderEliminar