segunda-feira, 28 de março de 2016

Oficina de cerâmica da Idade do Ferro, Arte e Arqueologia, com Sara Navarro


Desde o dia 18 de Março de 2015, a exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro encontra-se na Avenida José da Costa Mealha, em Loulé. No âmbito da exposição de arqueologia de rua itinerante “Quem nos Escreve desde a Serra”, o Museu Municipal de Loulé e o Projeto ESTELA, irão promover um conjunto um extenso plano de atividades durante os meses de exibição da exposição. 

Uma das actividades é uma oficina de cerâmica da Idade do Ferro por Sara Navarro. Partindo de uma introdução teórica, na parte prática da oficina foram exploradas algumas das técnicas de modelação e decoração da cerâmica proto-histórica do território português. Na primeira sessão desta oficina que juntou Arte e Arqueologia, no dia 19 de Março o público-alvo foram as famílias e no dia 20 de Março foi para os adultos. Depois de uma tarde a modelar pequenas figuras em argila (coroplastia), no segundo dia (re)criaram-se vasos queimadores da Idade do Ferro.  

A segunda sessão desta actividade vai-se realizar no dia 23 e 24 de Abril durante o Festival de Caminhadas de Ameixial, onde haverá a cozedura em fogueira das peças produzidas na primeira sessão das duas oficinas. 

Sara Navarro é Doutorada em Belas-Artes Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde discutiu o possível papel da escultura contemporânea na comunicação de arqueologia em contexto museológico. Esta tem vindo a desenvolver a sua atividade entre a investigação, a prática artística e o ensino, articulando um diálogo inovador entre arte e arqueologia, resultando em apresentações e públicações regulares, bem como exposições individuais e conferências internacionais.  

Para além desta actividade já estão previstos percursos pedestres por onde as estelas apareceram no Festival de Caminhadas de Ameixial, visitas guiadas à exposição e diversificadas atividades infanto-juvenis, entre muitas outras. 


Depois de ter estado patente ao público em Salir, Penina (Benafim), Ameixial, Quarteira e ter visitado Lisboa, regressa agora à sede de concelho de Loulé.





Sem comentários:

Enviar um comentário