terça-feira, 29 de julho de 2014

Exposição IV: “Quem nos escreve desde a Serra”, inaugura em Quarteira


A exposição de arqueologia de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro no concelho de Loulé, organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Projecto ESTELA, será inaugurada na Praça do Mar em Quarteira, às 19h00, do dia 1 de Agosto, e estará patente ao público até ao dia 31 de Agosto.
 

No âmbito da inauguração desta exposição haverá lugar a uma abordagem contemporânea do tema pelo artista plástico El Menau através da realização de uma performance de pintura mural que depois irá ficar patente até ao final da exposição.
 

Depois de ter estado patente ao público em Salir, Penina (Benafim) e Ameixial segue agora para Quarteira onde poderá ser visitada pelos milhares de turistas que se encontram de férias no Algarve nesta altura do ano, cerca de 60 mil só na freguesia de Quarteira.
 

A escrita do Sudoeste é uma realidade histórica de cariz excepcional, uma imagem de marca da serra e um símbolo privilegiado da herança histórica do Algarve, pois trata-se da mais antiga manifestação de escrita da Península Ibérica, ainda hoje, por decifrar.
 

Com o objetivo de dar a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos do Concelho de Loulé que com ele estão relacionados, a exposição está concebida de modo a mostrar como este fenómeno resulta de um processo histórico e patrimonial que vai interagir com os espaços públicos das localidades e com os espaços envolventes, pois a paisagem serrana é o ambiente onde estes valores culturais se revelam.
 

Localizada nas vias públicas, a exposição apresenta conteúdos escritos devidamente ilustrados e está organizada em seis temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, o mundo dos vivos, a morte, os investigadores e os conjuntos de estelas de Benafim/ Salir e do Ameixial.
 

 

No âmbito desta exposição foi ainda realizado um vídeo que revela o processo construtivo da exposição, desde a ideia à sua concretização, passando pelas pessoas e os meios logísticos envolvidos, divulgando ainda alguns dos conteúdos da exposição.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário